Geotecnologias aplicadas à avaliação da dinâmica populacional de pragas em cultivo de feijão
Palavras-chave:
Agricultura de precisão, Phaseolus vulgaris, georreferenciamentoResumo
Este trabalho foi realizado em uma área de pivô central (coordenadas 17º40’33” S e 50º33’05” W) com aproximadamente 70 ha, na cultura de feijão no período de julho a setembro de 2016, com o objetivo de estudar a dinâmica populacional das pragas da cultura. Geotecnologias e amostragens de campo foram utilizadas de modo a identificar os pontos de maior infestação e sua evolução ao longo do tempo. Os pontos de amostragem foram distribuídos em toda a área do pivô totalizando 60 pontos (aproximadamente 1 ponto/ha). As amostragens a campo foram realizadas quinzenalmente, e mapas de distribuição espacial foram construídos usando o software Surfer 8.0 para cada amostragem. Houve maior incidência de pupas e larvas de minadora (Lyriomiza sp.), e mosca-branca (Bemisia tabaci), no início da fase vegetativa da cultura até a floração. Na fase de formação de vagens, foram encontrados em maior frequência tripes (Caliothrips sp.), lagartas (Anticarsia gemmatalis; Chrysodeixis includens; Spodoptera frugiperda, S. cosmioides, S. eridania e Helicoverpa sp.), larvas e pupas de minadora; e no final do ciclo houve maior incidência de lagartas (C. includens, A. gemmatalis e Helicoverpa sp.) e da vaquinha (Diabrotica speciosa). Os resultados mostram que as geotecnologias são úteis no monitoramento de pragas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.