MATÉRIA ORGÂNICA E ACIDEZ EM UM SOLO CULTIVADO COM SORGO SACARINO SOB NÍVEIS DE VINHAÇA
Palavras-chave:
solo, pH ativo, aplicaçãoResumo
A matéria orgânica do solo é considerada um importante indicador de qualidade do solo. E alternativas que incorporam resíduos ao solo, como a aplicação de vinhaça, podem contribuir para uma produção sustentável. O objetivo do trabalho foi avaliar os teores de matéria orgânica e a acidez ativa mediante a quantificação do pH em água de um Latossolo, em diferentes profundidades cultivado com sorgo sacarino sob níveis de vinhaça. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 5x2, com três repetições, cinco doses de vinhaça e duas variedades comerciais de sorgo sacarino. Os tratamentos corresponderam a 5 doses de aplicação de vinhaça em cobertura: 0, 25, 50, 75, 100 m3 ha-1. As propriedades do solo avaliadas foram: matéria orgânica do solo (MOS) e acidez ativa medida pelo pH em água. Na profundidade de 20-40 cm houve aumento da acidez do solo, quando comparada a profundidade de 0-20. O nível de 100 m3 ha-1 de vinhaça foi o que promoveu maior aumento do teor de matéria orgânica do solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.