A DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E O GRAU DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autores

  • Matheus Queiroz Moraes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Método de ensino, Cotidiano, Aprendizagem.

Resumo

A dificuldade dos alunos do Ensino Médio na Matemática, muitas vezes é consequência do método de ensino utilizado, sendo em geral, duas opções: o convencional, ou a demonstração dos conteúdos no cotidiano. Desse modo, o problema científico a ser resolvido foi descobrir o principal motivo que leva os alunos a terem dificuldades na aprendizagem da disciplina. O objetivo da produção deste trabalho foi relacionar essas dificuldades com o método de ensino. Justificou-se o desenvolvimento dessa pesquisa, em relevância social porque a demonstração em atividades cotidianas estimula o reconhecimento de procedimentos em situações diárias. Em relação ao meio acadêmico, esse projeto foi importante para estimular os futuros professores a reconhecerem a pertinência desse método. O autor desse obteve enriquecimento intelectual na produção do mesmo. A metodologia utilizada nesse trabalho foi constituída por pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com dados extraídos de publicações impressas e digitais e aplicação de questionário, o qual foi aplicado a alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os teóricos utilizados para a fundamentação são Siqueira e Ubiratan D’ Ambrosio. Portanto, esse assunto é de suma importância para demonstrar a metodologia de ensino mais eficaz para essa disciplina.

Downloads

Publicado

2019-09-11