SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONCEITO DE DERIVADAS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

  • NILCYNEIA DOMINGOS SILVA QUEIROZ UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado da aplicação de uma sequência didática, na turma do segundo período, com alunos dos cursos de Matemática e Engenharia Agrícola, da Universidade Estadual de Goiás – UEG, no Câmpus Santa Helena de Goiás, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, no segundo semestre de 2016. O conteúdo objeto da pesquisa foi o de derivada de função com uma variável. O principal objetivo do trabalho foi verificar a percepção, pelo aluno, do conceito de derivada de uma função sendo tratado inicialmente de forma tradicional, utilizando livro, quadro e giz e após um determinado tempo, retornar ao conceito utilizando as ferramentas disponíveis no software GeoGebra. Após a apresentação do conceito de derivadas utilizando a metodologia tradicional, percebemos que 65% dos alunos não recordavam o conceito de derivada, 25% apresentavam um conhecimento parcial e apenas 10% responderam corretamente. Após a apresentação do conceito de derivada de uma função envolvendo o software o cenário diferenciou, identificamos que 70% dos alunos expressaram corretamente o conceito de derivada, 15% parcialmente e 15% de forma incorreta. Assim, percebe-se que o recurso utilizado para a exposição do assunto auxiliou os alunos na visualização, bem como, na assimilação do conceito de derivadas.

Palavras-chave: Derivadas, Sequência didática, Geogebra, Ensino do Cálculo.

Biografia do Autor

  • NILCYNEIA DOMINGOS SILVA QUEIROZ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
    Ciências exatas e da terra - Matemática

Downloads

Publicado

2019-08-04