Uso Do SIG na Espacialização da Produtividade de Milho e Soja de Municípios Goianos
Palavras-chave:
Milho, Soja, ProdutividadeResumo
O trabalho foi realizado com objetivo de espacializar a produtividade dos dez municípios com os maiores índices de produção do Estado de Goiás, para as culturas de soja e milho, sendo portanto: Rio Verde, Jataí, Cristalina, Montividiu, Catalão, Paraúna, Mineiros, Caiapônia, Chapadão do céu, Ipameri, Perolândia e Luziânia. Os dados da pesquisa foram coletados com base no banco de dados do LAPIG e os resultados foram organizados em planilhas e inseridos aos arquivos de delimitação vetorial dos municípios, sendo expressos em mapas temáticos utilizando o software QGIS versão 2.14.0. Os resultados indicaram para os municípios de Jataí, Rio Verde , Cristalina e Montividiu, índices elevados de área e produção, no entanto, houve um contraste entre os valores de rendimento da produção de soja e milho para os municípios de Cristalina, Mineiros e principalmente Rio Verde, apresentando valores inferiores quanto aos demais municípios. Estes contrastes do valor da produtividade, estão associados com práticas de manejo e gradientes de fertilidade e irrigação, capazes de promover o aumento produtivo em determinados municípios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.