MANEJO INTEGRADO E CONTROLE DE PRAGAS NO ARMAZENAMENTO DO MILHO
Resumo
O Brasil é um país de grande potencial na produção de grãos, e o milho apresenta grande responsabilidade por isso. Além da busca em aumentar a produtividade, também se visa melhores maneiras de manter a qualidade dos grãos desde a colheita até seu armazenamento. As pragas são responsáveis por grande parte das perdas físicas da produtividade agrícola nos armazéns, para o milho as principais pragas são o gorgulho ou caruncho, Sitophiluszeamais e a traça-dos-cereais, Sitotrogacerearella, ambos se alimentam dos grãos em diferentes fases, causando danos na qualidade da massa de grãos. Para o controle, existem as medidas preventivas, onde são aplicados inseticidas que evitem futuros insetos, e o tratamento curativo, o expurgo, este já é utilizado quando a praga já tenha se instalado. Além disso, é importante adotar o manejo integrado de pragas que compreende o conhecimento geral da unidade de armazenamento, desde a identificação das pragas, a limpeza e higienização das instalações, associados aos métodos de controle, conhecimento da eficiência do inseticida, monitoramento intenso das pragas, temperatura e umidade relativa da massa de grãos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.