COMPORTAMENTO DA VAZÃO DO RIBEIRÃO DA LAJE NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA DE GOIÁS/GO
Palavras-chave:
Disponibilidade hídrica, Preservação ambiental, Uso da águaResumo
A oferta de água nos canais superficiais devem ser instrumento de investigação para garantir o uso múltiplo da água. No Cerrado, períodos de estiagem ocorre redução da vazão limitando a água para vários usos. Neste trabalho é apresentada a abordagem do componente hidrológico de vazão no Ribeirão da Laje, localizado em Santa Helena e Rio Verde/GO. Objetivou-se avaliar a vazão e mudanças no comportamento da vazão entre o período seco e chuvoso. A vazão foi calculada com dados obtidos entre março e outubro de 2017, seguindo a metodologia proposta pela Embrapa (2007). Os instrumentos utilizados foram um flutuador, cronometro e fita métrica. Os resultados indicaram redução da vazão em 89,7% entre março e outubro, motivado principalmente pela redução ou ausência de precipitação pluviométrica nos meses sequentes, a redução pode ser associada a outros fatores como mudanças climáticas e degradação das nascentes. Períodos críticos de estiagem a retirada de água para irrigação e outros usos podem comprometer a disponibilidade hídrica do canal. As medidas de preservação das nascentes, fiscalização do uso da água, conservação das florestas ripárias são medidas que devem ser adotadas para a sustentabilidade do sistema hídrico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.