O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO ATRAVÉS DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL: O SOFTWARE WXMÁXIMA
Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino-aprendizagem, Conhecimento.Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar o software WxMaxima como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois além de oferecer ao professor mais recursos a serem adotados em sua metodologia de ensino, ainda cria novos métodos para que haja obtenção de melhores resultados, especificamente nas disciplinas de Cálculo e Álgebra Linear no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Santa Helena. O presente trabalho visa contribuir com a universidade, sendo fonte de pesquisa para os acadêmicos tornando mais lúdica a atividade de aprender e auxiliando professores a tornar mais lúdica a atividade de ensinar. Assim, o desafio principal é incentivar o uso desse software na resolução de exercícios algébricos, numéricos ou gráficos, destacando suas vantagens e facilidades em sua manipulação. Os métodos adotados foram o método hipotético e o método dialético. As pesquisas escolhidas foram bibliográficas e básicas. Enfim, este trabalho trará um tema importante, porém pouco explorado, isso porque alguns professores têm pouco conhecimento e contato com o Maxima. Espera-se futuramente obter bons resultados com a aplicação do projeto nessa instituição de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.