DA ENCENAÇÃO DOCUMENTÁRIA À PERFORMANCE NO DOCUMENTÁRIO DE EDUARDO COUTINHO

Autores

  • Rodrigo Cassio Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lucas Hideki da Silva Nakamura Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

 O presente trabalho propõe uma aproximação entre o campo de Estudos em Performance e o pensamento teórico sobre o Documentário a partir da análise de uma seleção de filmes da última fase da produção do documentarista Eduardo Coutinho: dos procedimentos utilizados durante o processo de realização (os dispositivos de filmagem) ao pensamento do diretor sobre o cinema documentário. O estudo, em caráter preliminar, aponta para um modo particular de encenação documentária, expresso principalmente na forma pela qual as personagens coutinianas encenam/performam as suas histórias de vida na presença do diretor e da câmera.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Cassio Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutor em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado pela Università di Pisa (Itália). Professor do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais e da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. 

  • Lucas Hideki da Silva Nakamura, Universidade Federal de Goiás (UFG)

     Bacharel em Audiovisual pela Universidade de Brasília. Mestrando em Performances Culturais (PPGIPC/UFG), onde desenvolvo um projeto de pesquisa que investiga o conceito de performance no documentário brasileiro contemporâneo e as possíveis contribuições dos estudos em Performance. 

Downloads

Publicado

2019-11-07