O DOM-JUANISMO EM BERGMAN: UMA LEITURA DO ABSURDO N’O OLHO DO DIABO (1960)

Autores

  • Rafael Souza Simões Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

O presente trabalho pretende fazer uma análise do filme O Olho do Diabo (1960), de Ingmar Bergman, sob a luz da teoria do absurdo de Albert Camus, desenvolvida em seu livro filosófico O Mito de Sísifo (1942). Em ambas as obras há uma apresentação e abordagem da figura de Dom Juan, que possuem semelhanças de interpretação. Assim, essa observância será vista sob o viés do dom-juanismo, fenômeno que descreve a visão de vida e de morte dessa personagem, encontrando paridades entre o filme e o postulado teórico-filosófico supracitados.

Biografia do Autor

  • Rafael Souza Simões, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Discente do 8o semestre do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. 

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Publicado

2019-11-07