Os planos sonoros e a música-personagem em "Comeback"

Autores

  • Thais Oliveira UEG
  • Geórgia Cynara Coelho Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Resumo

A fim de investigar o som dos filmes feitos em Goiás, o artigo estuda a narratividade das relações som-imagem presentes no longa-metragem Comeback (Érico Rassi, 2016), com destaque para os usos e funções da música (original e canções pré-existentes) e para a construção de planos sonoros acusmáticos sugestivos de imagens. Essas relações serão estudadas a partir da análise fílmica, declarações dos diretores de som, compositores e realizadores, e de estudos de Chion (1993), Gorbman (1987), etc.

Biografia do Autor

  • Geórgia Cynara Coelho, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFG, compositora e uma das coordenadoras (2020-2022) do Seminário Temático Estilo e Som no Audiovisual da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), docente do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG e do curso de Cinema e Audiovisual da UEG. Pós-doutoranda do programa de pós-graduação em comunicação da USP.

Downloads

Publicado

2021-09-22