Elena começa a dançar: o modo de ser feminino no ensaio de Petra Costa

Autores

  • Letícia Benevides Araújo Almeida Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Alexandre Tadeu dos Santos Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

De forma introdutória, este trabalho pretende olhar para o modo de ser feminino a partir do filme-ensaio Elena (2012) de Petra Costa. A diretora desvela um modo de ser particular ao realizar o filme, compartilhando suas vivências, lembranças com sua irmã mais velha e pensamentos em pulsos, como um fluxo de consciência. Tendo como base a presença ativa de Petra e a relação com outras mulheres de sua história, objetiva-se realizar uma análise fílmica pensando neste possível devir-mulher.

Biografia do Autor

  • Letícia Benevides Araújo Almeida, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do
    Estado de Goiás (FAPEG).

  • Alexandre Tadeu dos Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    3 Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP.
    Professor adjunto na Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás - UFG.

Downloads

Publicado

2022-07-20