Transmutação artística em Grande Otelo: das chanchadas ao modernismo

Autores

  • Larissa Acosta Canavarros Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)
  • Leonardo Gomes Esteves Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

Resumo

Alçada a sua figura em meio à carnavalização, Grande Otelo cai em derrocada com o esgotamento das chanchadas. Reerguendo-se a partir dos reflexos tropicalistas, na representação de um herói sem caráter (Macunaíma, 1969), não demora, contudo, a saltar para o cinema marginal. Sob uma análise bibliográfica e de sua extensa filmografia, a presente proposta visa prospectar sobre a questão da transmutação em sua obra, das comédias musicais ao modernismo, através das
nuances de suas performances.

Biografia do Autor

  • Larissa Acosta Canavarros, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Graduanda no curso de Cinema e Audiovisual; Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Científica
    (VIC); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Leonardo Gomes Esteves, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Professor orientador; Faculdade de Comunicação e Artes – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2022-07-20