A racionalidade do cinema no fortalecimento da hegemonia cultural

Autores

  • Peter Wilhelms Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)
  • Andréa Ferraz Fernandez Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

Resumo

Este trabalho é parte de pesquisa no intercruzamento temático economia e cinema. Esclarece pontos relacionados à essa estrutura no Brasil, clarificando a predominância de exibições com elevados investimentos financeiros. Se justifica devido à importância da atividade nas dinâmicas culturais, provendo o subsidio dos debates. Apresenta uma análise quantitativa que indica a prevalência de forças na criação de barreiras a outros produtores, inviabilizando as diversidades culturais no cinema.

Biografia do Autor

  • Peter Wilhelms, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Mestre em Economia e Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) Docente da Área de
    Conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas do UNIVAG. 

  • Andréa Ferraz Fernandez, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    3 Pós-doutora em Comunicação Audiovisual (UMA – Universidade de Málaga/Espanha). Doutora em Ergonomia da Informação (UPC – Universitat Politecnica de Catalunya/Espanha). Docente do PPGCOM/UFMT e ECCO/UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora e docente dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e Radialismo/UFMT. 

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Publicado

2022-07-21