O cinema e a leitura do mundo - CinEdu: Cinema, Audiovisual e Educação

Autores

  • Andréa Ferraz Fernandez Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)
  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT)
  • Caroline Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

Resumo

O CinEdu propõe uma via de interpretação da realidade na educação formal, por meio  de obras audiovisuais. Trata-se de um projeto de extensão realizado por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT que visa, de um lado atividades voltadas à formação de professores da Educação Básica e, por outro, complementar a formação acadêmica dos próprios discentes do Curso de Cinema e Audiovisual como um modo de promoção dos espaços de reflexão acerca do papel da Comunicação atuando na Educação. O projeto integra o Programa de Combate à Desinformação, parceria entre a UFMT e o STF.

Biografia do Autor

  • Andréa Ferraz Fernandez, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Pós-doutora em Comunicação Audiovisual (UMA – Universidade de Málaga/Espanha). Doutora em Ergonomia da
    Informação (UPC – Universitat Politecnica de Catalunya/Espanha). Docente do PPGCOM/UFMT e ECCO/UFMT –
    Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora e docente dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e
    Radialismo/UFMT

  • Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT)

    Pós-Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Doutora em Comunicação Social (UMESP). Docente do Programa de PósGraduação em Ensino em Associação Ampla entre a Universidade de Cuiabá (UNIC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (IFMT) e nos cursos de Jornalismo e Publicidade. Faz parte da equipe de multiplicadores do projeto Educamídia, programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org e vice-líder do Grupo de Estudos em Cinemas e Audiovisuais (GECAS-UFMT). 

  • Caroline Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, editora e repórter especial no site O Livre e jornalista freelancer. Integrante do Grupo de Pesquisa Mídias Interativas Digitais (MID). Membro da equipe do projeto CinEdu como aluna de pós-graduação Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da UFMT com o projeto: “Lancelotti é pop: a análise da performance de um influencer de batina no Instagram”. 

Downloads

Publicado

2022-07-21