Comunicação de riscos em podcasts sobre a pandemia: desconexões de políticas públicas e leis de responsabilidades pelas convicções pessoais

Autores

  • Joilson Francisco da Conceição Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)
  • Andréa Ferraz Fernandez Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

Resumo

A comunicação de riscos em narrativas de podcasts sobre a pandemia do novo coronavírus possibilita, com metodologia de pesquisa documental, busca-se fortalecer a ideia de que as desconexões no alinhamento de políticas públicas e leis de responsabilidades sociais pelas convicções pessoais refletem em comunicação de riscos com informações que confundem as plateias e colaboram na desvalorização do científico. Confere-se à produção de divulgação científica certos indicadores de prevenir-se para não contaminar-se, por vezes dissonantes, em áudios de podcasts.

Biografia do Autor

  • Joilson Francisco da Conceição, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea -Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Mediações Culturais; Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea – UFMT; Especialização em Mídias Digitais para Educação -FCA/UFMT; Graduado em Publicidade e Propaganda -UFMT, Artes Visuais – FAMOSP.

  • Andréa Ferraz Fernandez, Universidade Federal do Mato Groso (UFMT)

    Pós-doutora em Comunicação Audiovisual (UMA – Universidade de Málaga/Espanha). Doutora em Ergonomia da Informação (UPC – Universitat Politecnica de Catalunya/Espanha). Docente do PPGCOM/UFMT e ECCO/UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora e docente dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e Radialismo/UFMT.

Downloads

Publicado

2022-07-21