Documentário “Adrian Cowell, 50 anos no Brasil”

Autores

  • Letícia Gouveia Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)
  • Frederico Mael Silva Marques Bueno Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)

Resumo

O presente trabalho é uma reflexão acerca processo da realização do documentário longa-metragem “Adrian Cowell – 50 anos no Brasil”, dirigido por Vicente Rios. Ao considerar a imagem como escrituração científica no campo do cinema documental a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado
na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Dessa forma, utilizou-se o método da teoria do “Câmera-Olho e o Rádio-Orelha”, de Dziga Vertov, para sintetizar 20 horas de filmes no documentário objeto, uma vez que a seleção de imagens em uma ordem definida apresentará o tema a ser tratado.

Biografia do Autor

  • Letícia Gouveia Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)

    Graduada em Comunicação Social – Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2012. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unifasam (UNIFASAM) em 2018. Especialista em Direito Negocial e Imobiliário pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI) em 2020. Fotógrafa da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) e advogada. 

  • Frederico Mael Silva Marques Bueno, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO)

    Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) em 2009. Mestre em História pela PUC Goiás em 2011. Graduado em Direito pela PUC Goiás em 2017. Funcionário administrativo do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás e advogado.

Downloads

Publicado

2023-07-18