A PRESENÇA DO ATOR NAIF NO CINEMA MARGINAL BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Ator, cinema, fenomenologia, marginal, semiótica.

Resumo

Este trabalho pretende divisar as características gráficas do ator no cinema marginal brasileiro usando como ferramenta de análise a fenomenologia do filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce. Para isso, recorre primordialmente a autores que discorreram sobre a presença do ator no cinema e suas origens, no teatro. Para segmentar a análise, classificou a presença do ator no cinema em três vias: sensória, gráfico-gestual-vocal e dos procedimentos cinematográficos suplementares. Ao promover um recorte mais agudo no tema, utilizou como objeto o filme A família do barulho, do cineasta carioca Júlio Bressane.

Biografia do Autor

  • Sandro de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre no programa de Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (PUC-SP) e coordenador do projeto de pesquisa “O ator no cinema marginal brasileiro”, apresentado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no ano de 2011

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Publicado

2014-07-01

Edição

Seção

Artigos