Potencialidades e comportamentos da voz-over ensaística

Autores

  • Ana Paula Aquino Caixeta Universidade Estadual de Goiás
  • Rafael Almeida Tavares Borges Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Filme-ensaio, som, voz, voz-pensamento.

Resumo

Avaliando a potência da voz no papel de materializadora da intenção reflexiva exigida pelo ensaio como forma fílmica, o presente artigo visa ponderar acerca dos seus possíveis posicionamentos dentro de tal domínio. Questiona-se o que aglutina os conceitos de voz metacrítica (RASCAROLI, 2009), voz heteroglóssica (LUPTON, 2011) e voz pneumática (SIEREK, 2007) fundados em torno à voz-over ensaística. Parte-se da hipótese de que os conceitos gerados por esses autores tendem a concordar com uma postura metamórfica assumida por essa voz, com relação aos seus diversos comportamentos e usos práticos, gerada a partir de uma pretensão de legitimar o processo reflexivo como um produto do pensamento. Metodologicamente nos amparamos em uma revisão bibliográfica focada nesses três autores, compreendendo a importância de relacionar tais teorias. 

Biografia do Autor

  • Ana Paula Aquino Caixeta, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do 4º ano de Cinema e Audiovisual, segundo ano como aluna bolsista de iniciação científica com o projeto “Por um cinema que pensa: singularidades sonoras de um filme-ensaio”, sob orientação do Prof. Dr. Rafael de Almeida. E-mail: akinoanapaula@gmail.com
  • Rafael Almeida Tavares Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Multimeios pela Unicamp, professor dos cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e pós-graduação Lato Sensu em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2017-10-06