Reciclagens do cinema doméstico no filme-ensaio brasileiro

Autores

  • Rafael Almeida Tavares Borges Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Arquivo. Filme-ensaio. Filme de família. Memória. Reciclagem.

Resumo

Objetiva-se investigar os desdobramentos da adoção de uma linguagem ensaística em filmes que giram em torno ao contexto familiar dos realizadores: Otto (Cao Guimarães, 2012) e Elena (Petra Costa, 2012). Partimos da hipótese de que a linguagem ensaística assumida pelas obras opera uma dupla transformação nos filmes de família originais: por um lado, estrutura-os narrativamente, ressignificando-os; e, por outro, converte a natureza privada dessas imagens em parte de um filme de projeção pública.

Biografia do Autor

  • Rafael Almeida Tavares Borges, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professor de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás – UEG. E-mail: rafaeldealmeida.ueg@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-10-06