PSICOSE (1960), PSICOSE (1998) E BATES MOTEL (2017): UM ESTUDO SOBRE MONTAGEM

Autores

Palavras-chave:

Hitchcock. Psicose. Bates Motel. Montagem.

Resumo

Este artigo investiga a relação entre as montagens da famosa cena do chuveiro nas obras Psicose (1960), de Alfred Hitchcock; Psicose (1998), de Gus Van Sant e na série Bates Motel (2017), de Carlton Cuse, Kerry Ehrin e Anthony Cipriano, para entender como ela influencia ou não na sedução do espectador. Por meio de um estudo comparativo desta cena nas três obras, remontando-as lado a lado, pudemos observar como a montagem pode ser um recurso definidor para o envolvimento do espectador na história. 

Biografia do Autor

  • Renata Rosa Franco, Universidade Estadual de Goiás

    Renata Rosa Franco Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000). MBA em Gestão de Marketing pela UFRJ (2004). Mestre em Educação pela UFG (2012). Pós-graduanda em em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização pela UEG (2017). (rrosaf2010@gmail.com) 

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Publicado

2017-10-06