Mauro em Caiena: o ensaio entre o filme-carta e o filme de família

Autores

  • Vitória Melo Fonseca Universidade Estadual de Goiás
  • Rafael Almeida Tavares Borges Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Filme-carta. Filme de família. Filme-ensaio. Memória. Cotidiano.

Resumo

Mauro em Caiena (Leonardo Mouramateus, 2012) se endereça especificamente a uma pessoa. O filme faz uma aproximação da ideia da carta, com o uso dos filmes de família. Mouramateus, constrói esse filme-carta para seu tio Mauro a partir de, principalmente, lembranças de sua avó e da relação com o ambiente em que vive. Nos interessa como Mouramateus, parte do filme de família para escrever um filme-carta para seu tio que está há anos fora do país. Acreditamos que a narrativa se constrói a partir da linguagem do ensaio cinematográfico, pois o realizador assume uma voz pessoal acerca dessa relação com o tio. 

Biografia do Autor

  • Vitória Melo Fonseca, Universidade Estadual de Goiás

    Graduanda no 6o período de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, desenvolve Projeto de Iniciação Científica sob orientação do prof. Dr. Rafael de Almeida, intitulado ; vitoriamelf@gmail.com.

  • Rafael Almeida Tavares Borges, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professor de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás – UEG. E-mail: rafaeldealmeida.ueg@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-10-06