Avaliação do efeito germinativo de sementes de Pau-terra (Qualea grandiflora Mart.)

Autores

  • Jéssica Rodrigues de Mello Duarte Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Natália Cássia de Faria Ferreira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Guilherme Felipe de Oliveira Flor Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Leandro Ferreira Damaso Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

sementes, Pau-terra, germinação.

Resumo

Qualea grandiflora Mart., popularmente conhecida como Pau-terra, é uma árvore de elevada importância ecológica, sendo considerada a espécie lenhosa de maior distribuição no cerrado. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito germinativo de sementes de Pau-terra (Qualea grandiflora Mart.) em caixas gerbox e em papel germitest. As sementes de pau-terra foram coletadas de árvores matrizes localizadas no município de Ipameri, Goiás. O experimento foi realizado na Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Ipameri. Para verificar a germinabilidade e o vigor das sementes de Qualea grandiflora foram realizados testes em caixas gerbox e em papéis germitest, ambos em condições de laboratório. Foram avaliados os percentuais germinativos de sementes de pau-terra aos 5, 10 e 15 dias. O papel germitest se mostrou como uma melhor alternativa para germinação de sementes de Qualea grandiflora Mart., visto que apresentou maior número de sementes germinadas e não apresentou sementes com fungos durante o período avaliado.

Biografia do Autor

  • Jéssica Rodrigues de Mello Duarte, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal Goiano (2014) e pós-graduada em proteção de plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Atualmente é mestranda em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Goiás.
  • Natália Cássia de Faria Ferreira, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Engenharia Florestal, Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Ipameri/GO. 2013 a 2017/2, mestranda no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Universidade Estadual de Goiás - UEG - Câmpus Ipameri/GO. 
  • Guilherme Felipe de Oliveira Flor, Universidade Estadual de Goiás
    Estudante de Agronomia na Universidade Estadual de Goiás.
  • Leandro Ferreira Damaso, Universidade Estadual de Goiás
    Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG - 2013), Campus Ipameri. Atualmente é discente no Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Edição

Seção

Resumo Expandido