Viabilidade econômica de cultivar de café Catucaí Amarelo 24/137 resistente à ferrugem sob sistema de irrigação localizada, no município de Ipameri, Goiás.

Autores

  • Weslley Ayres Valadão Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri
  • Luiz Henrique Barros Cirino
  • Danieli da Silva Gregório
  • Francielle Ribeiro
  • Andécia Cósmem da Silva

Palavras-chave:

Economia, Coffea arabica, gotejo

Resumo

Análises econômicas se mostram imprescindíveis na tomada de decisão para início de uma atividade. O presente trabalho é uma simulação da viabilidade econômica de cafeeiros cv. Catucaí Amarelo 24/137 sob irrigação por gotejo em uma propriedade no município de Ipameri. Para as variáveis estimou-se o Fluxo de Caixa, Valor Presente Líquido, Payback, Taxa Interna de Retorno, Índice IB/C e análise de sensibilidade. As análises são trabalhadas com os dados e estimativas percorridas, através da construção de tabelas e planilhas com utilização do Software Microsoft Office Excel 2013 no período de sete anos e a taxa de juros de 7% a.a. O Índice IB/C obteve valor de 1,48, pressupondo que de lucro se obtém R$ 0,48 para cada uma unidade investida. Os resultados da TIR foi de 137%, ou seja, maior do que a taxa de desconto, o que significa que o projeto é viável, sob este ponto de vista.

Biografia do Autor

  • Weslley Ayres Valadão, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri
    Graduando em Agronomia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Ipameri. Enquanto aluno da 2ª fase do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino recebeu prêmio de Aluno Destaque e selecionado para participar de projeto da FAPEG/CNP. Atualmente desenvolve pesquisas no grupo Fisiologia da Produção Vegetal, foi bolsista de Iniciação Científica/CNPq atuando na produtividade da bananas. Participa de eventos na área de agronomia envovolvendo biologia e física do solo, produção vegetal, consórcios e integrações, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2018-09-29

Edição

Seção

Resumo Expandido