Correlação entre atributo de análise sensorial de geleia de mangaba com pimenta dedo de moça
Resumo
Para se verificar a aceitação de um produto e se este desperta o desejo de compra, realiza-se análise sensorial. Desta maneira, buscou-se, com este trabalho, identificar se há correlação entre a aparência do produto com sua aceitação pelos provadores e a intenção destes em adquirir o produto. O estudo foi conduzido no laboratório da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri, onde foi preparada a geleia de mangaba com pimenta dedo de moça. Avaliada por 50 provadores expressando sua intenção de compra, aceitação global e avaliação do parâmetro: aparência. As variáveis independentes foram comparadas entre si por meio da correlação de Pearson. O comportamento do consumidor está relacionado a fatores visuais do produto, como sua aparência, este e o chamariz, influenciando o consumidor a aceitar e possivelmente comprar um produto. Seu aspecto é o primeiro indício para que este seja percebido pelo consumidor, para assim ao ser despertado o interesse pela mercadoria.
Palavras-chave: frutas, aproveitamento, aceitação, consumo.