Correlação entre atributo de análise sensorial de geleia de mangaba com pimenta dedo de moça

Autores

  • Ane Gabriele Vaz Souza Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Ipameri
  • Layanara Oliveira Faria Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Mariana Pina da Silva Berti Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Para se verificar a aceitação de um produto e se este desperta o desejo de compra, realiza-se análise sensorial. Desta maneira, buscou-se, com este trabalho, identificar se há correlação entre a aparência do produto com sua aceitação pelos provadores e a intenção destes em adquirir o produto.  O estudo foi conduzido no laboratório da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri, onde foi preparada a geleia de mangaba com pimenta dedo de moça. Avaliada por 50 provadores expressando sua intenção de compra, aceitação global e avaliação do parâmetro: aparência. As variáveis independentes foram comparadas entre si por meio da correlação de Pearson. O comportamento do consumidor está relacionado a fatores visuais do produto, como sua aparência, este e o chamariz, influenciando o consumidor a aceitar e possivelmente comprar um produto. Seu aspecto é o primeiro indício para que este seja percebido pelo consumidor, para assim ao ser despertado o interesse pela mercadoria.  

 

Palavras-chave: frutas, aproveitamento, aceitação, consumo.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumo Expandido