#PrimeiroAssedio - como a ONG Think Olga pauta o debate feminista no Facebook

Autores

  • Cristiane Guilherme Bonfim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto da campanha #PrimeiroAssedio, criada pela ONG Think Olga em 2015, na percepção de leitoras no Facebook sobre o tema. A hashtag incentivou o compartilhamento de conteúdo e agendou a mídia. Realizamos análise etnográfica de postagens no Facebook e entrevistas com mulheres que comentaram em posts da campanha. No cenário de geração de conteúdo em profusão, o ativismo digital é avaliado com alguma relativização, sem expectativa de mudança radical.

Biografia do Autor

  • Cristiane Guilherme Bonfim, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Mestranda em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Contato com o autor:crisgbonfim@gmail.com
  • Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora titular do Programa de Pósgraduação
    em Comunicação da UFC. Contato com o autor: marciavn@hotmail.com

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos/Resumos Expandidos