Vozes do caos: gênero e som no cinema em Um copo de cólera

Autores

  • Geórgia Cynara Coelho de Souza Universidade Estadual de Goiás (UEG) Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Este artigo visa relacionar as performances vocais presentes na música de André Abujamra para Um Copo de Cólera (Aluizio Abranches, 1999) com uma visão do feminino como forma de resistência, a partir das relações da voz com os demais elementos sonoros e imagéticos, por meio da análise fílmica (Aumont; Marie, 2004). Recorre-se ao conceito de performance e performance mediatizada; a estudos sobre a voz, encontrados em Zumthor (2000); e sobre o som, a música e a voz no cinema, em Chion (2004).

Biografia do Autor

  • Geórgia Cynara Coelho de Souza, Universidade Estadual de Goiás (UEG) Universidade de São Paulo (USP)
    Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), por meio do qual desenvolve pesquisa sobre a música de André Abujamra no cinema brasileiro. Docente dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual e pós-graduação em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização, ambos da Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: georgia.cynara@ueg.br.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos/Resumos Expandidos