A subjetividade da/o soropositiva/o em campanhas publicitárias sobre a prevenção da AIDS

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Estadual de Goiás

Resumo

À luz dos estudos de Foucault (2005), o presente trabalho objetiva-se investigar as estratégias discursivas utilizadas para construir o dispositivo da AIDS e a subjetividade do/a soropositivo/a anúncios publicitários internacionais e brasileiros. Os resultados apontam que a maioria das campanhas analisadas contribuiu para a legitimação da memória estigmatizante social sobre quem possui o vírus. Entretanto, percebe-se que os recentes anúncios sobre o assunto buscam desconstruir tal imagem.

 

Biografia do Autor

  • Márcio Evaristo Beltrão, Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Estadual de Goiás
    Doutorando e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (Câmpus Cuiabá). Possui graduação em Letras Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Jussara) e em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso (Câmpus Rondonópolis). É docente dos cursos de Letras e Pedagogia da UEG – Câmpus Jussara e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). E-mail: marcioevaristobeltrao@hotmail.com.

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Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos/Resumos Expandidos