Rio, 40 Graus: Representações das Mulheres Negras no Filme de Nelson Pereira dos Santos (1955)

Autores

  • Renata Melo Barbosa do Nascimento

Resumo

Com base nos estudos feministas, gênero e raça, buscamos em Rio, 40 Graus de Nelson Pereira dos Santos (1955), historicizar/desnaturalizar certas representações. Essa desnaturalização do caráter histórico/cultural permite que outras representações possam ser construídas e veiculadas, questionando imagens que foram tomadas como verdadeiras/naturais acerca das mulheres negras no Brasil, compreendendo que essas mulheres são sujeitos com subjetividades plurais, não são fixas ou permanentes.

Biografia do Autor

  • Renata Melo Barbosa do Nascimento

    Doutoranda em História, área de concentração em História Cultural, Memórias e Identidades; Mestre em História pela UnB (2014), área de concentração História Social, com a temática: história das mulheres negras

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Publicado

2018-09-22

Edição

Seção

Artigos/Resumos Expandidos