DO CONCRETO AO VIRTUAL: PERCURSOS DA POESIA LUSÓFONA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Débora Cristina Santos e Silva UEG/UnUCSEH
  • Hugo de Andrade Silvestre

Palavras-chave:

Concretismo brasileiro, Experimentalismo poético, convergência de mídias.

Resumo

Esta comunicação consiste numa reflexão teórica sobre os percursos da poesia de expressão lusófona contemporânea, traçado desde os primeiros ensaios experimentais do concretismo brasileiro e do experimentalismo poético das neo-vanguardas portuguesas (Poesia Experimental – PO-EX), entre as décadas de 1950 e 1980, quando se deu a ruptura da linearidade do verso e a irrupção da palavra-imagem. Essa proposta defende a tese de que é nesses movimentos de vanguarda tardia que se instala o gérmen das poéticas digitais da contemporaneidade, abrindo espaço para a transposição da página impressa e para a incursão no espaço virtual por meio da exploração da convergência de mídias.

Biografia do Autor

  • Débora Cristina Santos e Silva, UEG/UnUCSEH
    Pós-doutora em Literatura e Hipermédia (UFP-Porto-Pt). Doutora em Teoria Literária (Unesp). Pesquisadora do projeto “PO-EX ́70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos do MCTES e da União Europeia (Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), do Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Centro Universitário de Anápolis-Go-Brasil.

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Publicado

2012-01-16