O BLOG COMO CIBERESPAÇO LITERÁRIO: LEITURA E ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Rafael Inácio Gomes
  • Gislene da Trindade Imenes
  • Débora Cristina Santos e Silva

Palavras-chave:

Ciberespaço, Leitura, Blog.

Resumo

A cada dia, a informatização se expande, em todas as atividades e espaços, sejam privados ou públicos, e não estar preparado para ler e escrever no ciberespaço é como se tornar um analfabeto digital, alguém fora de seu tempo. Visando acompanhar essa nova era dos pixels e tornar as aulas de literatura mais interessantes, é possível ter acesso a blogs de escritores ou criar o próprio blog, onde o aluno é inserido em um espaço novo e moderno e onde poderá criar seus próprios textos, utilizando recursos midiáticos. Isso faz do blog uma ferramenta de aprendizagem e um espaço importante de interatividade. Nesse contexto, ressalta-se a relevância da Ciberliteratura, também denominada literatura algorítmica, generativa ou virtual, que designa textos literários cuja construção se assenta em procedimentos informáticos: combinatórios, multimidiáticos ou interativos. Por meio destes recursos, desenvolver o ensino de literatura no ciberespaço torna-a muito mais dinâmica e produtiva.

Downloads

Publicado

2012-01-16