A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E A QUESTÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Escola contemporânea, Emancipação humana, Interferência.Resumo
Propomos neste texto debater a interferência das discussões advindas do mercado nas temáticas desenvolvidas no interior das escolas e universidades. Tal preocupação surgiu em especial, a partir do tema adotado por uma escola de samba que foi campeã do carnaval de 2008 em São Paulo. Este samba enaltecia o valor da educação, afirmando que só a educação seria capaz de “passar o país a limpo” e transformar nossa realidade. Na verdade, este samba constitui-se em apenas um, dentre as inúmeras apologias feitas à educação pela indústria cultural e pelas mídias em geral. Os meios de comunicação de massa insistem em reafirmar a educação como o instrumento ideal para as necessárias mudanças, que devem ser buscadas em sintonia com o mercado. Daí que as instituições de ensino, inclusive as universidades elegeram como foco privilegiado as questões de gênero, etnia, sexualidade etc. deixando de lado a temática universal da emancipação humana, acreditando que basta incluir no mundo do consumo, o negro, o homossexual etc, para garantir uma sociedade justa e humana.Downloads
Publicado
2012-01-16
Edição
Seção
Comunicação Oral