A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E A QUESTÃO DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Veralúcia Pinheiro

Palavras-chave:

Escola contemporânea, Emancipação humana, Interferência.

Resumo

Propomos neste texto debater a interferência das discussões advindas do mercado nas temáticas desenvolvidas no interior das escolas e universidades. Tal preocupação surgiu em especial, a partir do tema adotado por uma escola de samba que foi campeã do carnaval de 2008 em São Paulo. Este samba enaltecia o valor da educação, afirmando que só a educação seria capaz de “passar o país a limpo” e transformar nossa realidade. Na verdade, este samba constitui-se em apenas um, dentre as inúmeras apologias feitas à educação pela indústria cultural e pelas mídias em geral. Os meios de comunicação de massa insistem em reafirmar a educação como o instrumento ideal para as necessárias mudanças, que devem ser buscadas em sintonia com o mercado. Daí que as instituições de ensino, inclusive as universidades elegeram como foco privilegiado as questões de gênero, etnia, sexualidade etc. deixando de lado a temática universal da emancipação humana, acreditando que basta incluir no mundo do consumo, o negro, o homossexual etc, para garantir uma sociedade justa e humana.

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Publicado

2012-01-16