DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA, OPERATORIEDADE E METODOLOGIA DE ENSINO: ALGUMAS RELAÇÕES POSSÍVEIS

Autores

  • Magda I. Montagnini

Palavras-chave:

Aprendizagem, Operatoriedade, métodos de ensino

Resumo

Será pesquisado através do presente estudo se há correlação entre dificuldade de aprendizagem da escrita dos alunos de uma segunda série do ensino fundamental com o nível operatório dos mesmos e com o tipo de metodologia de ensino do professor da referida série. A relevância dessa investigação se deve aos poucos estudos com o objeto de procurar relacionar a capacidade de escrita, a operatoriedade e a metodologia de ensino do professor, ao baixo nível de aprendizagem da escrita, lentidão para resolver exercícios sobre os conteúdos ensinados pelo professor (a), desconcentração da atenção, dificuldades de generalização, estratégias pobres de organização e retenção da informação e na interpretação do material escrito, falta de organização espacial, de integração do conhecimento velho com o novo, deficiência da saúde, não correspondência entre o nível de desenvolvimento mental do aprendiz e a aprendizagem da escrita (SISTO et al. 2002). Piaget afirma que as relações entre o sujeito e o seu meio consistem numa interação radical, de modo tal que a consciência não começa pelo conhecimento dos objetos nem pelo da atividade do sujeito, mas por um estado indiferenciado; e é deste estado que derivam dois movimentos complementares, um de incorporação das coisas ao sujeito [assimilação], o outro de acomodação às próprias coisas (1978, p. 386). A partir do exposto, elaboraram-se os seguintes questionamentos: As dificuldades de aprendizagem da escrita são desencadeadas pelo descompasso entre o assimilar e o acomodar? Qual é a metodologia do ensino da escrita favorável ao processo de equilibração de tais processos mentais?

Downloads

Publicado

2012-01-16