LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – reflexões a partir de uma observação participante
Resumo
Este trabalho se origina de uma observação participante, realizada em uma instituição pública de educação infantil de Goiânia, em 2013, como uma das etapas da pesquisa de Mestrado intitulada “Leitura e escrita na educação infantil na perspectiva do letramento”, vinculada ao MIELT – Universidade Estadual de Goiás –, cujo objetivo é identificar as práticas de leitura e escrita vivenciadas por crianças em uma instituição de educação infantil e os sentidos e significados que essas práticas têm para elas. Um dos critérios para a escolha da instituição foi o fato de ela ter contemplado no Plano de Formação de 2012 a temática do letramento . Esse critério foi pensado partindo da ideia de que o fato de terem realizado um estudo sobre a temática certamente teria provocado resultados positivos nas práticas dos profissionais da instituição. Ideia essa confirmada pela equipe gestora durante o primeiro contato da pesquisadora com o campo de pesquisa. No entanto, as observações realizadas demonstraram uma realidade ainda contraditória entre os discursos e a prática pedagógica, o que, a nosso ver, tem relação com a história da educação infantil, marcada por políticas de cunho assistencialista e compensatório, e também pela forma como o ensino da leitura e da escrita vem ocorrendo no contexto educacional. No texto a seguir desenvolveremos essas ideias, trazendo ao mesmo tempo algumas das reflexões surgidas durante a pesquisa de campo, não só no que se refere à leitura e à escrita, mas também à relação adulto-criança dentro da instituição.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral