REFLETINDO SOBRE A UEG: o programa licenciatura plena parcelada de pedagogia para trabalhadores da educação

Autores

  • Adriana Rocha Vilela Arantes

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma breve caracterização da Universidade Estadual de Goiás, com ênfase no Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação, que encampa o Projeto de Licenciatura Plena Parcelada (LPP) na linha de formação de professores da Educação Básica. Estudamos também o Regimento Interno da UEG, o Programa da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG, Proposta Pedagógica da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) do convênio IV, por meio de documentos oficiais e sites da UEG. A partir da verificação desses documentos, fizemos uma análise do Programa da LPP, relacionando-os com a Nova LDB nº 9.394/96 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores para a Educação Básica, Resolução CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002 e a Resolução CNE/CP 01/2006, que institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Esse estudo objetiva compreender como o Programa de Licenciatura Plena Parcelada (LPP) visa atender à exigência da nova LDB quanto à formação técnico-profissional-pedagógica como suporte legal para o exercício da docência. Assumimos a ideia de que é no ensino superior que se viabilizam as ações específicas e as condições subjetivas para uma prática pedagógica de qualidade para a formação de professores, inclusive para outros níveis de ensino.

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Publicado

2014-12-01