REFLETINDO SOBRE A UEG: o programa licenciatura plena parcelada de pedagogia para trabalhadores da educação
Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma breve caracterização da Universidade Estadual de Goiás, com ênfase no Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação, que encampa o Projeto de Licenciatura Plena Parcelada (LPP) na linha de formação de professores da Educação Básica. Estudamos também o Regimento Interno da UEG, o Programa da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) da UEG, Proposta Pedagógica da Licenciatura Plena Parcelada (LPP) do convênio IV, por meio de documentos oficiais e sites da UEG. A partir da verificação desses documentos, fizemos uma análise do Programa da LPP, relacionando-os com a Nova LDB nº 9.394/96 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais de formação de professores para a Educação Básica, Resolução CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002 e a Resolução CNE/CP 01/2006, que institui Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Esse estudo objetiva compreender como o Programa de Licenciatura Plena Parcelada (LPP) visa atender à exigência da nova LDB quanto à formação técnico-profissional-pedagógica como suporte legal para o exercício da docência. Assumimos a ideia de que é no ensino superior que se viabilizam as ações específicas e as condições subjetivas para uma prática pedagógica de qualidade para a formação de professores, inclusive para outros níveis de ensino.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral