A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Resumo
A linguagem televisiva possui dois recursos no seu estilo, que, combinados ao movimento, atraem sobremaneira os sentidos humanos: o som e a imagem. No atual cenário, no qual há intensa relação entre a criança e a televisão, interessa discutir a aquisição e o desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida. Nesse estudo, não é pretensão comprovar que a televisão é importante para a aquisição da linguagem, mas analisar o papel que ela desempenha a partir da sua presença inevitável na sociedade atual, especificamente na primeira fase da educação infantil. Refletir a ação desse meio de comunicação sobre a linguagem na vida cotidiana da criança pode ser feito, independentemente do que se pensa sobre a TV, principalmente sem serem levados em conta os julgamentos acerca dela como vilã na educação das crianças, mas, considerando os usos que se pode fazer dessa mídia, intencionalmente. O artigo centra-se na análise do seguinte depoimento colhido em entrevista à mãe de uma das crianças do berçário em um Centro de Educação Infantil no município de Uruaçu-GO: Ele fica encantando diante da telinha. Aprendeu a associar as cores devido ao vídeo da “Galinha Pintadinha ”, onde aparece uma vaca que muda de cor: “ela fica vermelha, verde, amarela e azul e meu filho fala a cor na hora que a vaquinha muda de cor. Depois que ele assistiu a esse programa reconhece as cores. Eu falo: filho, busca pra mamãe a bola amarela e ele busca.... busca pra mamãe a caixa azul e ele traz. Ele não sabe falar o nome das cores perfeitamente, mas já sabe a diferença! Acho tão interessante ele associar o cachorro que viu no vídeo com o cachorro que ele vê na rua e fala: “AU”. Associa os bichos em geral: pato, gato, arara, girafa. Quando vê em livros ou por onde está passeando. Quando a gente vê animais pela rua ou outros lugares eu noto que ele lembra dos animais do vídeo.... Também, já percebi o contrário, quando falo para ele que aquilo é um peixe....e, quando ele olha o peixe no vídeo ele lembra e tenta falar: EXE! E assim com as outras palavras....Como agora ele a cada dia me surpreende falando uma palavra nova ou mais, eu percebo que tudo contribui e ajuda...Às vezes já acorda e pede pra colocar um vídeo. Ele diz: APO! Aí eu já sei que é o vídeo do sapo. Ele fica sentado em frente a TV, ou fica em pé dançando com a música...ou deitado na almofada olhando fixamente. Acho interessante ele às vezes acordar e já pedir o vídeo do sapo. Ele gosta de sapo devido a música do” sapo cururu” do vídeo. Ele gira em volta de si mesmo quando vê os meninos do vídeo fazendo...e ninguém o ensinou ou provocou...ele aprendeu somente com a observação do programa (Relatório de Campo, 21.02.13). O intuito da entrevista foi colher dados sobre o acesso das crianças da primeira etapa da Educação Infantil à televisão. Dada a relevância de um dos relatos, interessou sua análise à luz de diferentes estudos sobre a aquisição da linguagem. Para esta pesquisa utilizou-se como referencia três autores que discutem a aquisição e o desenvolvimento da linguagem a partir de concepções diferentes: Chomsky, Piaget e Bakhtin. À teoria deles, objetivou-se analisar se este meio comunicativo exerce influência sobre a linguagem infantil.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral