FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA PESPECTIVA DO LETRAMENTO
Resumo
Este trabalho é parte da pesquisa de Mestrado em andamento “Formação continuada de professores alfabetizadores na perspectiva do letramento: um (re) significar da prática docente?”. A concepção de formação continuada é aqui compreendida do ponto de vista de Imbernón (2010) que propõe uma formação aportada na reflexão dos professores sobre sua prática pedagógica, partindo do princípio de que o espaço da formação continuada é um espaço privilegiado para questionamentos, para levantamento de dúvidas e dificuldades, para a curiosidade, de possibilidade de apropriação de conhecimentos como também da ampliação dos conhecimentos trazidos por eles de sua formação inicial e de outros cursos de formação continuada que já participaram e colaboram na condução de seu trabalho. O Centro de Formação dos Profissionais em Educação (CEFOPE), departamento da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – GO foi escolhido como campo da pesquisa, por ser o órgão responsável pela formação continuada de docentes e não docentes da rede municipal, e por oferecer uma atenção especial à formação dos professores alfabetizadores com a promoção do curso “Práticas de Letramento e Processos de Alfabetização”. Minha pesquisa objetiva investigar quais as contribuições que o curso de formação continuada, especificado anteriormente, fornece aos professores em formação em relação à apropriação dos saberes teóricos relacionados à alfabetização e o letramento e a transposição didática desses conhecimentos construídos, adquiridos na prática pedagógica do professor alfabetizador na perspectiva do alfabetizar letrando.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral