TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE GEOPROCESSAMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
Para Moran (2000), o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) atinge todos os setores da sociedade, imprimindo grande velocidade nos instrumentos de comunicação e de trabalho do homem. É inegável que a possibilidade de acesso generalizado às tecnologias tem eliminado as barreiras físicas e temporais entre as pessoas, interferindo no modo de pensar, sentir, agir, criando uma nova cultura e modelo de sociedade em uma nova lógica de construção de conhecimento. Ao mudar a relação do homem com o conhecimento, as TIC’s promoveram uma nova realidade educacional, estando cada vez mais presentes no cotidiano escolar, promovendo o acesso a informações e a construção de conhecimento em rede, sobretudo por meio da educação a distância, com a internet. Desta forma, o tema desta proposta de pesquisa é “O uso das tecnologias da informação e comunicação em cursos a distância baseados na web”. A motivação para este trabalho surgiu a partir da aproximação ao objeto deste estudo como consultora EaD e pelos expressivos dados positivos apresentados ao final do Curso de Geoprocessamento em Saúde ofertado nos anos de 2010 e 2012, na modalidade de educação a distância (EaD), justificando-se pela necessidade de aprofundar em estudos sobre as contribuições das TICs em cursos a distância, tendo como objetivo principal compreender os processos comunicacionais e as contribuições das TIC’s nas mediações de ensino-aprendizagem que ocorrem em um curso a distância. A problemática se pauta em algumas inquietações que podem ser sistematizadas nas seguintes questões norteadoras: Quais as TIC’s utilizadas no Curso de Geoprocessamento em Saúde? Elas atendem satisfatoriamente às especificidades para desenvolvimento do Curso? Quais as principais características do design instrucional no Curso estudado? Quais as principais características dos processos comunicacionais entre coordenadores, tutores e alunos do curso em questão? Partindo dessa perspectiva, a proposta de pesquisa apresentada se propõe a discutir as contribuições das TIC’s, bem como o modelo instrucional e seus desdobramentos no curso de Geoprocessamento em Saúde, oferecido pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG).Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral