ASPECTOS ESPECÍFICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL EM ALTAMIRA – PA: revisitando a prática docente
Resumo
O presente trabalho discute as especificidades do saber-fazer pedagógico dos professores do ensino fundamental em Altamira – Estado do Pará (PA). É fruto da dissertação de Mestrado em Educação, Linguagens e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Nosso problema de pesquisa é verificar de que forma os conteúdos sobre História e Cultura Afro-brasileira estão inseridos no cotidiano escolar. Esta pesquisa ainda está em andamento, mas já acena para possibilidade de que, pela via da educação pública de qualidade, promove-se a equidade social de gerações inteiras. Entretanto, no âmbito da educação e relações étnico-raciais negras, principalmente, desde a década de 1980, diversas pesquisas evidenciam que os estabelecimentos escolares tendem a perpetuar o preconceito e a discriminação racial contra crianças e jovens negros. Isto é, professores e gestores tendem a silenciar e negar que o espaço escolar além de reproduzir as desigualdades sociais, também perpetua as desigualdades raciais, o preconceito racial e o racismo institucionalizado contra crianças e jovens negros(as). As pesquisas têm evidenciado a atuação da escola como reprodutora e geradora de desigualdades, conforme explicita Cavalleiro (2001), Munanga (2001), Gomes; Gonçalves e Silva (2006), dentre outros autores. Porém, o contexto educacional, ao desenvolver práticas pedagógicas democráticas e anti-racista, suscita processos de reconhecimento, identidades e formação crítica da realidade (PINHO, 2011), bem como o reconhecimento de pertencimento étnico.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral