DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA, OPERATORIEDADE E METODOLOGIA DE ENSINO: algumas relações possíveis

Autores

  • Magda Ivonete Montagnini

Resumo

Neste estudo, pretendeu-se verificar se há correlação entre dificuldade de aprendizagem da escrita dos alunos (31 sujeitos) de um segundo ano do ensino fundamental com o nível de desenvolvimento mental (nível operatório) dos mesmos e com o tipo de metodologia de ensino da professora do referido ano escolar. O número restrito de investigações que procuram relacionar a capacidade de escrita, operatoriedade e metodologia de ensino do professor e os inúmeros questionamentos sobre dificuldades de aprendizagem da escrita em crianças (COLL, C. et al., 1992; MACEDO, 1994; BECKER in ROSA e SOUZA, 2002; SISTO et al., 2002) justificam a adequação desta pesquisa. A questão proposta nesta investigação foi: Os pedagogos têm se inspirado nas teorias construtivistas para optar por uma metodologia do ensino que favoreça a aquisição da escrita pela criança? A contestação a este questionamento esteve no alcance dos objetivos da pesquisa, que tem como objetivo geral verificar a correlação existente entre a aprendizagem da escrita dos alunos de um segundo ano do ensino fundamental com o nível operatório dos mesmos e com o tipo de metodologia de ensino da professora do referido ano escolar; e como objetivos específicos investigar, com as devidas adaptações, os postulados piagetianos sobre nível operatório e sua relação com o processo da aprendizagem da escrita; Pesquisar sobre metodologia de ensino e o processo de construção da escrita pela criança do segundo ano do ensino fundamental; Contribuir para a formação e qualificação de profissionais da educação que atuam no ensino da escrita. O referencial teórico básico foi Piaget, 1975, 1977; Piaget e Inhelder, 1976; Vygotsky, 1991, 1998; Sisto et al., 2001; Coll e Martí, 2004; Montagnini, 2012, entre outros. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Como principal resultado encontrou-se que há relações significantes entre o nível operatório dos alunos e a pontuação final na aprendizagem da escrita. Esse resultado leva a inferir que a ação pedagógica da professora ao ensinar escrita contribuiu para que os alunos aprendessem tal conteúdo à medida que exploravam as suas estruturas mentais, potenciando-as.

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Publicado

2014-12-01