APRENDIZAGEM, GLOBALIZAÇÃO, INTERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, DESAFIOS DO SÉCULO XXI PARA A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Aline Seabra
  • Priscilla Fabiane de Brito

Resumo

Partindo da prática adquirida através do desenvolvimento do subprojeto de iniciação à docência: multimídia e interatividade em Geografia escolar, nos vimos na necessidade de expor e debater ideias de acordo com os pontos positivos e negativos percebidos durante a execução do mesmo. Nesse contexto buscamos entender principalmente os déficits e propor caminhos que poderão contribuir de forma positiva, ajudando a encontrar possíveis soluções no que se refere a uma reformulação da educação no sentido de que a torne mais integradora. Quando o assunto discutido é o ensinar-aprender de Geografia, surgem inúmeros questionamentos a respeito, sendo que muitos deles são colocados como barreiras ao aprendizado efetivo dos estudantes. Podemos relacionar a forma de como esse conhecimento é construído pelo aluno diante dos diferentes, porém tradicionais métodos utilizados para que sejam atingidos tais objetivos. São inúmeros os aspectos que devem ser relacionados às deficiências encontradas no processo tanto de formação dos docentes quanto no ensino e na aprendizagem, como a educação e a escola imposta pelo sistema capitalista, a falta de estrutura em que as escolas se encontram, a falta de motivação encontrada nos professores que são desvalorizados principalmente pelos salários insuficientes e pela violência que encontram no ambiente de trabalho além da má formação de alguns docentes que acreditam ser o diploma mais importante que o aprender, e a exclusão social e agora a “virtual”, que de certa forma, também passa a ser um agente importante para que a aprendizagem não aconteça de forma eficiente. À sombra de tais proposições, relataremos no decorrer experiências adquiridas durante a execução do mesmo, levantando aspectos merecedores de discussões mais aprofundadas.

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Publicado

2014-12-01