EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE REGIONAL DE ENSINO DE SAMAMBAIA – DF

Autores

  • Jorge Manoel Adão
  • João Costa Lima

Resumo

A presente pesquisa, em andamento, consiste numa abordagem epistemológica, metodológica e técnica (habilidades e competências) da relação da educação com as tecnologias digitais. E, especificamente: arrolar e refletir sobre as categorias presentes na abordagem da relação entre educação e tecnologias digitais; explicitar que metodologias são utilizadas quando se usa tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; e, apontar quais e como são utilizadas as tecnologias digitais em três escolas de Ensino Médio da Rede Regional de Ensino de Samambaia do Distrito Federal (DF). Como referencial teórico utiliza-se, em especial, Pierre Lévy, Lúcia Santaella e Joana Peixoto, entre outros. Ressaltamos, a partir de Neri (2012), breves dados estatísticos sobre novas tecnologias: o Brasil, atualmente, possui 33% de domicílios com acesso à internet, o que coloca o país no 63º lugar, entre os 158 países mapeados. E, segundo Borlina Filho (2012), o Distrito Federal tem o maior nível de acesso à internet no Brasil. Ou seja, 66,5% dos domicílios têm computador, sendo 58,7% com acesso a internet. O segundo Estado no ranking é São Paulo, com 57% dos domicílios com computadores e 48,2% com acesso a internet. Especificamente, conforme O Portal do Cidadão do Governo do Distrito Federal – GDF (2012), a Região Administrativa de Samambaia – RA surgiu com o objetivo precípuo de acolher um grande número de imigrantes do Brasil e do próprio DF, entre os anos de 1989 e 1994. Nesse sentido, abordamos como problema de pesquisa, quais as tecnologias digitais presentes nas escolas de Ensino Médio de Samambaia e como são utilizadas no processo de ensino e aprendizagem das mesmas? E, com Peixoto (2012) nos perguntamos até que ponto há uma dicotomia dos usos e seus conceitos?

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Publicado

2014-12-01