MEDIAÇÃO DIDÁTICA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” E “ESCRITORES DA LIBERDADE”

Autores

  • Kelly Ferreira dos Santos
  • Gláucia Vieira Cândido

Resumo

Neste trabalho, pretende-se discutir o conceito de mediação didática e analisar de que forma ela é realizada pelos professores principais dos filmes “Sociedade dos Poetas Mortos”, lançado em 1989 e dirigido por Peter Weir, e “Escritores da Liberdade”, lançado em 2007 e dirigido por Richard LaGravanese. A fim de entender o conceito de mediação didática, é preciso, primeiramente, conhecer o sentido de mediação. Segundo D’Ávila (2002, p. 14), originada do latim mediatio, a palavra “mediação” significa “intercessão ou intermédio”, ou seja, “refere-se às ações recíprocas que interagem entre duas partes de um todo, entre os pólos de uma totalidade”. No caso da mediação didática, portanto, o objeto (conhecimento) está em um polo e o sujeito (aluno) em outro. O professor, dessa forma, estaria no meio, tornando desejável ao aluno aquele conhecimento, o que resultaria numa aprendizagem eficaz. A partir de breves roteiros de análise, perceber-se-á claramente, nos filmes escolhidos, a postura mediadora dos professores John Keating (Sociedade dos Poetas Mortos) e Erin Gruwell (Escritores da Liberdade). Ambos se preocupam em tornar o conhecimento desejável aos seus alunos; estimulam a autonomia destes quanto à própria aprendizagem; e incentivam, através da sua ação didática, a superação de problemas pessoais e sociais, proporcionando, a cada aluno, uma apropriação adequada e pessoal daqueles conhecimentos.

Downloads

Publicado

2014-12-01