ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: modelos de leitura e planejamento de aula – implicações no ensino/aprendizagem de LE

Autores

  • Iremar Sebastião dos Reis
  • Barbra Sabota

Resumo

Ensinar uma língua estrangeira é viabilizar ao aprendiz a oportunidade de acesso a outras culturas, por meio da aquisição de informações, bem como a uma enorme fonte de novos conhecimentos, já que muitas ideias e conceitos aprendidos numa língua podem ter significados diferentes em outra, dependendo do contexto. Isso equivale a dizer que quem domina uma língua estrangeira tem mais oportunidades de acesso ao conhecimento, precisando, para isso, principalmente do domínio da leitura, que é uma forma abrangente de se chegar a tal conhecimento. Dessa forma, pretendemos mostrar neste texto os principais modelos de leitura vigentes para o ensino de língua estrangeira e suas implicações no ensino-aprendizagem em sala de aula, mostrando a importância do conhecimento desses modelos por parte do professor de língua estrangeira, de forma a auxiliá-lo durante as aulas, uma vez que este profissional é o propiciador e o condutor do processo de leitura, até chegar ao entendimento do aprendiz, de forma que este absorva o conteúdo ensinado e consiga colocar na prática todos os aprendizados. Assim, por envolver desafios que professores de línguas enfrentam constantemente, entendemos que este estudo é necessário e pertinente, podendo contribuir para todos aqueles que trilham no caminho de uma melhor qualidade no ensino de leitura em língua estrangeira em nossas escolas.

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Publicado

2014-12-01