PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA: relato de uma experiência de formação dos profissionais da Secretaria de Educação do DF pelo Instituto Federal de Brasília
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de formação no âmbito do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (PROFUNCIONÁRIO) lançado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e oferecido no Instituto Federal de Brasília (IFB) para os profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal a partir de maio de 2012. A experiência a ser analisada refere-se à Prática Profissional Supervisionada (PPS), um dos eixos de formação do programa, integrado aos eixos de formação pedagógica e de formação específica. No IFB, a PPS é entendida como um importante espaço de aprendizado onde o aluno tem a oportunidade de ampliar sua formação para além do espaço da sala de aula, atingindo, principalmente, seu ambiente de trabalho. Esse lócus de formação abrange desde o planejamento até a avaliação das atividades práticas executadas. Ou seja, a PPS é compreendida como o fazer do aluno, durante a sua prática profissional, sem desvinculação com a formação teórica que acontece no âmbito da sala de aula. Apesar de serem atividades rotineiras, essas práticas educativas formativas são intencionais, sistematizadas e controladas pedagogicamente.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral