CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: propostas de atividade que ensinam letrando
Resumo
Com o desenvolvimento do conhecimento através de pesquisas, a Educação, ao longo do tempo, tem desenvolvido novas propostas pedagógicas que promovem maior conscientização por parte do aluno, de forma a desenvolver sua criticidade. Os estudos de Soares (1993) e Kleiman (2005) são aqui utilizados para definir letramento, visto que as atividades pedagógicas propostas neste trabalho têm por objetivo promover o letramento dos alunos por meio da reflexão. Já os estudos de Bakhtin (1997) e Marchuschi (2003), sobre gêneros textuais são utilizados para mostrar a complexidade e diversidade das charges e histórias em quadrinhos e sua vinculação com as situações sociocomunicativas em sala de aula. Tenta-se contribuir para os estudos de letramento e gênero textual – especificamente histórias em quadrinhos (em razão de sua popularidade) e charges (em razão da crítica político social que propõe). Ambos os gêneros possuem o aspecto visual que chama atenção do aluno e por isso podem ser bem aproveitados, de forma a promover reflexão e compreensão da mensagem proposta no texto. Para tanto, propõe-se uma discussão teórica sobre tais conteúdos de forma a incentivar professores a desenvolverem, em sala de aula, com seus alunos, atividades de cunho teórico-reflexivo, por meio do uso de charges e histórias em quadrinhos (HQs).Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral