LETRAMENTO E AS MÚLTIPLAS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Cristina Aurélia Rezende Ozório
  • Débora Cristina Santos e Silva

Resumo

Aprender a ler e a escrever, isto é, tornar-se alfabetizado, significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita (ler); não basta, porém, adquirir essa tecnologia, é preciso apropriar-se da escrita, ou seja, fazer uso das práticas sociais de leitura e escrita, articulando-as ou dissociando-as das práticas de interação oral, conforme as situações. Em outras palavras, não basta a alfabetização, é preciso atingir o letramento. Os textos, orais ou escritos, se configuram segundo a natureza da situação de interação em que são produzidos, suas finalidades, suas funções, caracterizando diferentes gêneros. Cada gênero se realiza em sequências linguísticas e enunciativas que se concretizam em determinadas opções léxicas, sintáticas, constituindo diferentes tipos textuais, no interior dos gêneros. Na sociedade contemporânea, o trabalho com gêneros e tipos textuais variados possibilita obter, numa perspectiva ideológica, letramentos múltiplos. Com efeito, o termo ‘multi’ se proliferou de tal forma no contexto do letramento que, ao se abordar o multiletramento, acaba-se “entrelaçando” em outros tantos ‘multi’ que o compõem, tais como: multiplicidade de práticas, multimodalidades, recursos multimidiáticos, multiculturalismos, multisemioses, termos advindos da natureza dinâmica e multifacetada dos textos, característicos da sociedade contemporânea atual. Este trabalho busca, portanto, apresentar uma breve discussão teórica envolvendo os diferentes enfoques e tipos de letramento que o professor pode contemplar em sua prática, tendo em vista a contribuição destes para sua atuação em sala de aula e o desenvolvimento da leitura e escrita de seus alunos leitores, num contexto de relações interacionais da cibercultura.

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Publicado

2014-12-01