DO ALUNO IMERSIVO DO CURSO DE DIREITO AO OPERADOR CONTEMPLATIVO DO MUNDO JURÍDICO
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar e discutir o perfil cognitivo do aluno do curso de Direito em tempos de novas tecnologias, em especial considerando o letramento e a competência informacional como elementos necessários à constituição de um profissional apto a exercer a profissão de operador jurídico, seja em que instância for (advogado, promotor, magistrado etc.), com capacidade de atuar na realidade de forma crítica, reflexiva e ética. Para tanto, a base teórica dessa discussão são os estudos de Santaella (2004), que trabalha o perfil cognitivo e as habilidades de leitura de três tipos de leitores, analisando, principalmente, o leitor de um novo tipo de comunicação, a do ciberespaço. Intencionamos, além de entender como se dá o processo de leitura nessa nova era da comunicação, também observar as habilidades de escrita, compreendendo que leitura e escrita são atividades que se interconectam. Em outras palavras, o que buscaremos é refletir como se configura a competência informacional do indivíduo em tempos de uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TCIs), em especial no contexto educacional do curso de Direito. Assim, haverá, em primeiro lugar, um breve percurso pela significação do que é o Direito e seu aspecto formal, sendo, pois, o âmbito em que atua o aluno ora em observação. Isso se dará com a finalidade de criarmos um pano de fundo para nossa reflexão. Após isso, discorreremos sobre os perfis cognitivos dos leitores contemplativo, movente e imersivo (SANTAELLA, 2004), bem como faremos uma breve abordagem acerca do ciberespaço, para, posteriormente, tratarmos da questão do letramento e da competência informacional em tempos de TICs, com base em autores, como Soares (1993), Rojo (2010), Giraffa et al. (2012), Belluzzo e Feres (2011), entre outros. Ainda, pensaremos sobre a influência dessas novas tecnologias no contexto educacional referido, considerando as formas de apropriação destas pelo aluno, como ferramenta de construção de seu conhecimento.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral