PROJETO PROFESSOR CONECTADO: implicações pedagógicas no trabalho docente

Autores

  • Nilma Fernandes do Amaral Santos
  • Magda Ivonete Montagnini

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que se insere na discussão sobre o trabalho dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Anápolis-GO e o uso de notebook nas práticas pedagógicas. Os interrogantes que propomos nesta dissertação são: Quais as implicações pedagógicas no trabalho docente dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluídos no Projeto Professor Conectado da Rede Municipal de Anápolis – GO? Qual a concepção destes professores sobre o processo de ensino aprendizagem mediados pelas tecnologias, mais especificadamente pelo uso do notebook? Quais são os limites e possibilidades do uso das TIC no trabalho docente pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluídos no Projeto Professor Conectado da Rede Municipal de Anápolis – GO? A resposta a estas questões está no alcance dos objetivos da pesquisa, sendo assim, como objetivo geral definimos investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Anápolis – GO têm desenvolvido o trabalho docente a partir do uso do notebook; e como objetivos específicos pesquisar quais recursos tecnológicos os professores utilizam como instrumentos mediadores do processo de ensino e aprendizagem; identificar e analisar como estes professores compreendem a relação entre as TIC e o processo de ensino e aprendizagem. A pertinência de investigações como a que propomos desenvolver deve-se ao fato de existirem poucas publicações sobre estudos das percepções e trabalhos dos professores contemplados em projetos como do tipo Projeto Professor Conectado. Sobre o Projeto Professor Conectado desenvolvido em Anápolis-GO, desde 2011 a Secretaria Municipal de Educação de Anápolis – GO está realizando a entrega de um notebook para o professor que seja regente no Ensino Fundamental. De acordo com Marcon (2012, p. 13), até o final de dezembro de 2012 “foram entregues, aproximadamente 1.452 máquinas, o que representa a totalidade de professores regentes da Rede Municipal de Educação e atualmente, conforme são (re) modulados em sala de aula, os professores recebem o equipamento, portanto o processo é contínuo”. O objetivo geral do Projeto é adquirir notebooks destinados aos professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis e os objetivos específicos são: Ofertar aos professores da Rede Municipal de Educação de Anápolis o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação por intermédio do microcomputador; Usar as novas tecnologias para aprimorar o direito de ensinar e aprender bem; Propiciar a inclusão digital dos professores; Viabilizar a utilização das ferramentas operacionais proporcionadas pelo software livre – Linux; Fornecer a todos os professores das unidades escolares um microcomputador portátil (notebook). (ANÁPOLIS, 2010, p.3) O notebook que os professores receberam pode ficar conectado à internet pela rede wifi ou com o uso do modem 3G recebido junto com o notebook. O professor pode trabalhar em qualquer lugar e a qualquer tempo fazendo uso do mesmo. Nas pesquisas sobre formação de professores, entre elas as de Brzezinski (2002), Nóvoa (2009) há a o aceno para a formação dos saberes tecnológicos deste profissional. Barreto (2003, p. 275) acrescenta: “A questão central... diz respeito aos modos de incorporação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) aos processos pedagógicos”. Do exposto podemos entender que investimento em mais tecnologia para uso na educação só faz sentido se isso assegurar melhoras na qualidade, no sentido de garantir melhor aprendizado possível graças à construção de conhecimentos pelos professores e estudantes. Para fundamentar o presente estudo recorremos às atuais produções sobre o uso de tecnologias no trabalho docente, à concepção de mediação de Vigotski e pesquisas de diversos autores sobre o uso pedagógico do computador e do microcomputador.

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Publicado

2014-12-01