PROCESSOS PEDAGÓGICOS E O USO DAS TECNOLOGIAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Resumo
O presente texto é fruto do fato de estar cursando a disciplina “Processos Pedagógicos, mediações e tecnologias”, pelo programa de Mestrado Interdisciplinar, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás da Unidade Universidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Estado de Goiás (GO). Assim, abordar os processos pedagógicos e o uso das tecnologias é de fundamental importância, ao passo que propõe uma reflexão profunda sobre as questões voltadas para fazer o pedagógico em sua amplitude, a fim de enfatizar a necessidade do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, discorrer sobre os processos de aprendizagem e o uso das tecnologias nos últimos anos é quase um lugar comum nos trabalhos que buscam analisar e apontar rumos para a educação em seus diferentes contextos e possibilidades. Ainda assim, examinar alguns dos muitos ângulos dessa questão é fator imprescindível para a compreensão das necessidades que perpassam a atividade educacional em nossos dias; e, de modo mais restrito, das exigências que se fazem quanto ao trabalho do professor, seu perfil e desempenho nos processos pedagógicos e a importância da prática docente numa perspectiva interdisciplinar. O fazer docente, numa perspectiva interdisciplinar, é de fundamental importância como aponta Morin (2009, p.13-14) ao afirmar que há uma inadequação profunda e grave dos saberes separados e continua: “o retalhamento das disciplinas torna impossível aprender o que é tecido junto”. Assim, a inteligência que só sabe separar fragmenta o complexo do mundo e atrofia as possibilidades de compreensão e reflexão; e, nesse sentido, é preciso entender como o uso das tecnologias numa perspectiva interdisciplinar no contexto escolar contribuirá no processo pedagógico.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Comunicação Oral